segunda-feira, 21 de julho de 2014

Receita palestina - Makluba.



Diante dos conflitos envolvendo Israel e Palestina, escolhemos uma receita palestina como uma forma de homenagear este povo que tem tanto tem sofrido. Esperamos que, em breve, os palestinos possam ter paz em suas terras e possam simplesmente voltar a sentar em uma mesa em família, desfrutando bons momentos e essa culinária tão rica em temperos, cores e sabores.
Esta receita é vegana, ou seja, não contém nada de origem animal.





[Foto: http://chroniquespalestine.blogspot.be]

Ingredientes
250g de arroz (comum ou basmati)
2 berinjelas médias
1 couve-flor grande
2 cenouras médias
4-6 tomates maduros
1 cebola grande
4-6 dentes de alho
1cc de cada especiaria (em pó): cominho, semente de coentro, paprica suave, cúrcuma
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Um punhado de amêndoas em lascas, tostadas, e/ou um punhado de salsinha picada (opcional)
MODO DE PREPARO
-Deixe o arroz de molho, na água fria, durante uma hora 
-Prepare os legumes. Corte as berinjelas em fatias de espessura média, no sentido do comprimento (com a casca). Salgue generosamente e deixe descansar enquanto você prepara o resto dos ingredientes. Corte as cenouras em fatias e a couve-flor em buquês pequenos. Corte a cebola em fatias, no sentido vertical. Pique ou amasse o alho. Corte os tomates em fatias grossas (quatro fatias por tomate).






-Enxugue as fatias de berinjela com papel absorvente (o sal faz com que ela solte um pouco da própria água). Em uma frigideira grande aqueça uma camada fina de azeite e frite as fatias de berinjela, deixando dourar bem dos dois lados. Regue a couve-flor com azeite e tempere com sal. Asse em forno médio até ficar ligeiramente dourada. Depois de ter dourado toda a berinjela, faça a mesma coisa com a cenoura, juntando um pouco mais de azeite sempre que colocar uma nova camada de legumes na frigideira. Reserve os legumes fritos/assados separadamente.
-Por último doure a cebola em mais um pouco de azeite, junte o alho e deixe cozinhar mais alguns segundos. Acrescente todas as especiarias e uma pitada generosa de sal. Quando o perfume das especiarias ficar mais intenso desligue o fogo.




-Escorra o arroz e tempere com 1/2 cc de sal (ou a gosto).
MONTAGEM DO MAKLUBA
-Use uma panela grande o suficiente pra caber todos os ingredientes com sobra (lembre-se que o arroz aumenta de volume depois de cozido), de preferência com o fundo grosso. Cubra o fundo e metade das laterais da panela com as fatias de tomate e tempere com uma pitada de sal. Distribua os legumes sobre os tomates, nessa ordem: mistura de cebola/alho/especiarias, berinjela, couve flor e, por último, a cenoura. Tempere os legumes com sal à medida que for distribuindo as camadas. Cubra os legumes com o arroz escorrido e compacte ligeiramente com as costas de uma colher.
-Acrescente água suficiente na panela pra cobrir tudo e passar aproximadamente 1,5 cm do nível do arroz. Leve ao fogo alto até começar a ferver, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. O makluba está pronto quando o arroz estiver bem macio e quase todo o líquido tiver evaporado (use uma colher pra empurrar um cantinho do makluba pro lado e checar o nível de líquido). É importante que ainda tenha uma certa quantidade de caldo no fundo da panela, pro prato ficar suculento. Mas se o arroz estiver totalmente cozido e ainda tiver líquido demais na panela, aumente o fogo e deixe cozinhar descoberto por alguns minutos.
-Depois de pronto, deixe o makluba descancar, tampado, por 5 minutos. Em seguida cubra a panela com uma travessa ligeiramente maior e vire o makluba de cabeça pra baixo. 

-Sirva imediatamente e aproveite cada sabor. Rende 4-6 porções. 
[Fonte: Blog Papa Capim]



Nenhum comentário:

Postar um comentário