sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Saiba mais sobre a dor de cabeça

Apague a luz, por favor:

 A enxaqueca é a mais famosa entre as dores de cabeça e atrapalha a vida. A herança genética é apontada como principal responsável. Pode durar três dias ou mais e, em geral, ataca apenas um dos lados da cabeça. Enjoo e sensibilidade à luz também aparecem. E ainda tem a tal aura, quando pontinhos cintilantes e imagens em zigue-zague surgem pelo mau funcionamento do cérebro. Ela costuma incomodar por períodos de cinco minutos a uma hora e aparece antes das crises.

O mal que entra pela boca:

 Não dá para eleger vilões, mas há alimentos que detonam crises em quem convivem com a enxaqueca. Vinho, café, queijo curado e o glutamato monossódico (um tempero da culinária oriental) costumam favorecer a dilatação dos vasos sanguíneos, e lá vem dor. A dica é prestar atenção ao que serve de gatilho e evitar.

A ordem é se mexer: 

A atividade física favorece a produção de endorfinas, um grupo de substâncias que proporcionam bem-estar e funcionam como uma espécie de analgésico natural.
Batata na testa funciona:

 Sim, pode ajudar! O contato das rodelas frias com a cabeça bloqueia o estímulo dolorido. É que o toque do vegetal provoca um tipo de competição nas vias nervosas que propagam a dor. A sensação gelada vence a dolorosa, ou seja, ela consegue chegar primeiro ao cérebro.
 


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário