quarta-feira, 10 de abril de 2013

Não deixe a timidez atrapalhar você


Quem sofre com o excesso de vergonha costuma ser muito crítica consigo mesma e, perfeccionista, sempre acha que fez besteiras. Embora cause problemas físicos, a timidez não é doença! Até as mais extrovertidas podem ter momentos de insegurança. Saiba como encarar o problema.



Encare seus medos: Não é fácil mas, aos poucos, tente se colocar em situações que acha desconfortáveis. Seu pesadelo é falar em público, por exemplo? Tente expor mais a sua opinião nas conversas em grupo. Quanto maior a exposição, mais a timidez enfraquece e você ganha forças para tentar outras vezes.

Controle a ansiedade: Ela causa problemas físicos que só atrapalham a vida, como taquicardia e dor de barriga. Por isso, procure relaxar. Aulas de meditação e exercícios respiratórios podem ajudar.

Tire o foco de você: Preste mais atenção no outro. Escute e pergunte em vez de só ficar preocupada com suas reações. Essa é uma maneira de você perceber que todas as pessoas cometem falhas e aprendem a superar as situações.

Aceite os elogios: Sabemos que você não gosta de ser o centro das atenções, mas merece ser reconhecida por suas qualidades.

Seja otimista: Pare de pensar o pior e concentre-se no que está acontecendo agora. O futuro, na maioria das vezes, não é tão catastrófico quanto você geralmente imagina.

Aprenda a ouvir "não": É difícil lidar com a rejeição e, da mesma forma que você pode não gostar de alguém, existe a chance de a recíproca ser verdadeira. Quando se tem autoconfiança e acredita nas próprias capacidades, a aprovação dos outros não tem tanto peso.

Procure um especialista: Se a timidez estiver realmente atrapalhando sua vida, convém pedir ajuda a um psicólogo.

Ninguém é rei: Sabe o seu chefe poderoso ou aquela amiga super popular? Lembre-se que eles também são humanos e, assim como você, têm defeitos e qualidades. Os tímidos tendem a se colocar em um patamar inferior ao das outras pessoas.

Errar é humano: Ninguém é perfeito. Portanto, se falhar, não será o fim do mundo.

Fonte: MdeMulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário