segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fazer menos para ganhar mais

Sabe aquele máxima que diz que "o ótimo é inimigo do bom"? Pode ser verdade. Se você deixa de tomar pequenas atitudes por achar que elas não são suficientes, saiba que isto pode ser uma armadilha. Conheça formas simples e eficazes de ter mais qualidade de vida com menos esforço e tempo.



Ótimo: Fazer 1h de exercício físico três vezes por semana
Bom: Movimentar o corpo
Você pode alcançar diversos benefícios – como prevenir diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares – apenas se movimentando. Praticar 2h30 por semana de atividades simples já rendem muito! Que tal brincar com os filhos ou com o cachorro, ir a pé ao banco, usar as escadas ao invés do elevador?

Ótimo: Cortar o açúcar refinado
Bom: Aprender a fazer bom uso dele
Uma dieta balanceada permite consumir 10% das calorias diárias de açúcar (entre 150 e 200 calorias). Assim, você não precisa cortá-lo totalmente, mas aprender a consumi-lo de forma mais adequada. A dica é dividir as calorias, por exemplo, um pouco de açúcar no café, geléia pela manhã, um docinho pela tarde. Mas se você estiver caindo em tentação, lembre-se: o açúcar tem calorias vazias, aquelas que não oferecem nutrientes bons para a saúde.

Ótimo: Dormir religiosamente 8h por dia
Bom: Adequar suas horas de sono às necessidades do seu corpo           
Dormir bem é imprescindível para quem quer ser saudável. Mas o número de horas dormindo varia de pessoa para pessoa. Para saber se você não está dormindo o suficiente, preste atenção: se você não consegue relaxar ao deitar na cama, se você aperta o botão da soneca e dorme mais ou se não passa uma tarde sequer sem café, pode ser sinal de que você precisa de mais um pouco de sono. Evite emendar uma noite mal-dormida em outra. Fundamental é você acordar bem disposta no dia seguinte.

Ótimo: Não consumir refrigerante
Bom: Beber até meio copo por semana
Está comprovado que até 100mL de refri por semana não ocasiona perda de densidade mineral do esqueleto. Porém, 3 latinhas por semana já é o suficiente para reverter esse quadro. Isso porque a cafeína e o ácido fosfórico presentes na bebida interferem na absorção do cálcio e na força dos ossos. Evite também as versões sem adição de açúcar.

Ótimo: Controlar o stress com ioga e meditação
Bom: Respirar fundo para evitar uma crise nervosa
Inspirar devagar pelo nariz, sentindo a barriga se encher de ar, e depois liberar o ar lentamente pela boca é um exercício suficiente para afastar a ansiedade. Praticá-lo por 1 minuto garante sua eficácia, isso porque o exercício desativa a produção do hormônio do stress, acalmando os batimentos cardíacos e reduzindo a adrenalina. Ainda, escrever sobre suas preocupações pode ser uma forma simples de afastar a depressão.

Ótimo: Seguir uma dieta saudável à risca           
Bom: Consumir uma fruta ou um vegetal em cada refeição
Pessoas com o hábito de comer frutas e vegetais correm menos risco de ter câncer e doenças cardiovasculares. O ideal é ingerir cinco porções de vegetais por dia. Então, comece o almoço com salada, tome suco natural e coma fruta de sobremesa.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário