sexta-feira, 25 de maio de 2012

Entenda o que acontece quando você elogia uma criança

Aprenda como elogiar seus filhos da maneira correta para estimular o desenvolvimento dos pequenos.



Vamos ao exemplo de um menino inteligente, com ótimas notas e bom nos esportes. Ele constantemente escuta "Como você é esperto!" e "Tudo é fácil para você!".
Mas essa consciência da própria inteligência não ajuda o menino a fazer sua tarefa de casa, pois ao se deparar com uma questão mais complicada, o menino assume a seguinte postura: "Como não sou bom em conta de dividir, vou pular para o próximo exercício". Assim, ele divide as coisas (e o mundo) apenas entre o que ele é bom e o que ele não é bom. É a lógica do ser humano, procurar prazer e evitar dor.
Porém, essa lógica simplista nem sempre nos mantêm seguros da dor. Eventualmente, teremos que fazer coisas que não gostamos ou em que não somos bons. Como o menino deve fazer os exercícios de dividir da sua lição.
Logo, a auto-estima do garoto começa a se abalar e o pequeno passa a duvidar de sua própria capacidade, achando que pode ser uma fraude. Para proteger a imagem que tem de si mesmo, o cérebro do menino começa a subestimar o esforço e a superestimar a ajuda dos pais.

Mas elogiar as crianças não é o problema. A solução pode ser elogiar de uma nova maneira.

Se você diz a uma criança que ela é inteligente, a chance de ocorrer o descrito é maior. Mas se você disser que ela é esforçada, aventureira, curiosa, persistente, entre outros, você estimula outro valor no pequeno. Quem cria a imagem de si mesmo como esforçado passa a não temer desafios, mas sim a almejá-los por conhecer sua capacidade para vencê-los.

Quer saber mais sobre esse interessante assunto? Acesse o estudo de Carol S. Dweck

Nenhum comentário:

Postar um comentário