terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A escola sem paredes

 A Vittra Telefonplan é uma escola sueca que tem chamado a atenção de todo o mundo tanto pela arquitetura do ambiente de aulas quanto pela metodologia de ensino.
Segundo eles, o ambiente escolar é a maior forma de aprendizagemsendo mais importante, inclusive, do que o conteúdo das aulas. Em uma época onde a informação está disponível a uma “googlada” de distância, a capacidade de armazenar conteúdo na cabeça não é mais o que distingue um bom estudante de um mau estudante.


Se o estudante aprende a aprender, fica mais fácil ele lidar com os desafios que aparecerão em sua vida nos anos que sucedem o período escolar. E fica mais fácil ele continuar aprendendo sempre.
A própria estrutura do prédio (criada pelo arquiteto Rosan Bosch) foi pensada de forma a acolher os estudantes e deixá-los livres para aprenderem da forma que se sentem mais confortáveis.
O prédio é dividido em cinco ambientes, sem paredes entre eles: a Caverna (um espaço reservado para concentração e privacidade), o Laboratório (experiências e trabalho prático), a Fogueira (aulas em grupo e socialização), o Furo (um lugar para encontros e impulsos), e a Arena (um lugar para mostrar e discutir o que foi aprendido).




Nenhum comentário:

Postar um comentário