terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mitos sobre cabelos

Confira alguns mitos da beleza apontados pelo hair stylist Rodrigo Cintra, que lançou recentemente seu livro “Como seu cabelo pode transformar seu visual”.

Os cabelos “acostumam” com o xampu: MITO

“Quem acostuma com o xampu é você, não os seus cabelos. Se enjoar do perfume ou da textura de um produto, mude, mas não acredite que o xampu perde o efeito se você não variar”.

A lavagem a seco é eficiente para a limpeza dos fios: MITO

“A função desses produtos é cosmética. O xampu a seco promove apenas um efeito de ‘visual limpo’, mas não lava. Talcos e sprays também podem ser úteis para cabelos oleosos em situações de emergência, mas não devem ser encarados como xampus de uso cotidiano”.

Lavagens frequentes aumentam o ressecamento: MITO
“Lavar os cabelos todos os dias não resseca nem enfraquece os fios. O problema não é a lavagem em si, mas sim o uso exagerado do secador: você pode lavar os seus cabelos até mais de uma vez por dia, se for necessário, mas não deve secá-los com secador ou chapa sempre”.
Se os cabelos estão caindo muito, é melhor lavar menos: MITO
“Não existe nenhuma ligação entre a lavagem e a queda dos cabelos. Pelo contrário, o excesso de oleosidade favorece a perda de fios”.

Dormir com os cabelos molhados prejudica o couro cabeludo: MITO
“Você pode lavar os cabelos e dormir sem secá-los, desde que eles não estejam abafados por uma touca ou toalha – isso pode favorecer o aparecimento de fungos e micoses, e é ainda mais contraindicado para quem tem tendência à formação de caspa. Se você for dormir logo depois do banho, tome apenas um cuidado essencial: enxugue os fios com uma toalha bem seca para tirar o máximo de umidade”.
Cortar os cabelos em certas fases da lua faz toda a diferença: MITO
“Os cabelos não vão crescer mais rapidamente ou ganhar volume se o corte acontecer na semana em que a lua está cheia, e também não vão minguar só porque a lua está assim no céu. Independentemente das fases da lua e das estações do ano, os fios sempre crescem, em média, um centímetro por mês, e o ideal é que você corte, ou pelo menos apare as pontas, a cada dois ou três meses”.

Arrancar os fios brancos estimula o aparecimento de mais fios brancos: MITO.
“Tire um, ganhe sete, diz a lenda. E é lenda mesmo! Da raiz de um fio nasce apenas um novo fio. Mas saiba que o novo cabelo também será branco, pois a raiz do fio arrancado vai continuar produzindo fios sem pigmento”.

Fonte: IG

Um comentário:

  1. Em uma viagem, fui à piscina e depois lavei meu cabelo, no entanto, ele permaneceu molhado até o dia seguinte, somente após uma nova lavagem foi que voltou ao normal. Detalhe: como estava sem shampoo e condicionador, lavei com um sabonete líquido. Mas foi muito estranho, o cabelo não secava. Algum palpite? Obrigada

    ResponderExcluir