quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Uma hora a mais no seu dia

 Confira os 12 Mandamentos para ganhar tempo.

        O que você faria se tivesse uma hora a mais no seu dia? Isso pode ser possível se você souber administrar o seu tempo e estabelecer prioridades. No livro “Os 12 Mandamentos da Administração do Tempo”, o autor Jacques Miranda recomenda as seguintes atitudes para se ganhar pelo menos uma hora extra por dia:

1º Mandamento: Reconhecer e eliminar os desperdiçadores de tempo
Tente perceber e reduzir os diversos comportamentos que consomem mais tempo do seu dia do que deveriam.

2º Mandamento: Ter um planejamento e definir prioridades para o seu dia
Faça antecipadamente uma pauta para o dia seguinte de trabalho (ou até de lazer) e um planejamento para todas as suas tarefas. Use uma agenda e classifique as pendências por prioridade.

3º Mandamento: Uma tarefa de cada vez. É preciso ter foco e disciplina.
Os desvios de atenção são quase inevitáveis e nos fazem interromper nossas tarefas. Por isso é importante que as atividades diárias tenham hora para começar e terminar. Também não é recomendável começar uma tarefa sem ter terminado a anterior.

4º Mandamento: Otimizar seu tempo ao máximo
Use a criatividade para aproveitar ao máximo seu desempenho. Por exemplo, enquanto está no ônibus, ou presa em um congestionamento no carro, que tal aproveitar para ler um livro?

5º Mandamento: Delegar tarefas
Delegar tarefas é uma boa forma de ganhar tempo no seu dia. Mas para isso, é indispensável se livrar de alguns preconceitos, como o de achar que as pessoas não tem capacidade de cumprir suas tarefas.

6º Mandamento: Aprender a dizer não
Saiba responder “não sei” quando você não sabe de algo, e saiba a hora de dizer “não” quando alguém lhe pede alguma coisa que você não poderá realizar. Assim você economiza o seu tempo e o dos outros.

7º Mandamento: Começar o dia com um “bom dia”!
Comece a manhã vendo o lado bom do dia, e ele parecerá um dia melhor. Pessimismo só irá servir para te deprimir ainda mais. E por falar em acordar, é sempre bom levantar 15 minutos antes do horário necessário. Assim, você se sente à frente de seus problemas e preparado para imprevistos.

8º Mandamento: Reconhecer os seus momentos mais produtivos
Conheça quais momentos do seu dia podem ser considerados mais proveitosos. Há pessoas mais eficientes de manhã, e outras à noite. Saiba em qual grupo você se encaixa e dê um grande passo na economia de tempo.

9º Mandamento: Deixar de ser perfeccionista ou muito detalhista
O perfeccionismo é visto como uma coisa boa, mas muitas vezes pode ser negativo para o sucesso. Ter atenção nos detalhes é importante, mas se afundar em excesso neles pode acabar com o seu tempo.

10º Mandamento: Monitorar o curso das suas ações e buscar melhoria contínua
Faça sempre revisões de seu processo de trabalho, buscando sempre melhorar seu desempenho, e ganhe tempo.

11º Mandamento: Recompense a si mesmo, compre um presente para você!
Ao vencer um novo desafio, compre um presente a si mesmo. Esses estímulos aumentam a chance de você vencer novos desafios no futuro.

12º Mandamento: Não deixar de fazer o que gosta quando pode.
Reserve tempo para fazer o que gosta. Até mesmo fazer “nada” em seu tempo ocioso pode ser muito positivo. Lembre-se que o tempo deve ser administrado, assim como o dinheiro, sem desperdícios.


Fonte: Blog Vida Plena e Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário