sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cabelos: O que se deve, ou não, fazer para que fiquem impecáveis.

Para ter o cabelo perfeito, é preciso de muitos cuidados, atenção e das dicas a seguir.

Aparar as pontas


Esse cuidado é essencial para manter a definição do corte e evitar que as pontas duplas apareçam. “Cabelos curtos ou com química devem ser aparados a cada 20 ou 30 dias”, diz o cabeleireiro Marcos Proença, do salão Marcos Proença (SP). “Quem tem fios saudáveis pode fazer manutenção com menos frequência, a cada dois meses”, completa. Segundo o expert, é mito a crença de que cortes constantes fazem o cabelo crescer mais e mais rápido. “A verdade é que ele fica saudável e, consequentemente, é mais fácil mantê-lo no lugar.” 

Escova de cabelo


A escolha da escova certa faz toda a diferença no resultado final. Para conseguir o efeito desejado (liso, ondulado, com volume), é importante investir em uma de boa qualidade e ficar atenta a estas indicações: escova redonda e grande alisa e dá volume. Redonda e pequena é a mais indicada para modelar cabelos curtos ou criar ondulações. Escova raquete alisa sem tirar o movimento. Escova térmica otimiza a ação do secador porque sua estrutura de metal se aquece e auxilia na modelagem. Escova com íons é ótima para eliminar o arrepiado. Escova de madeira ou cerdas naturais é menos agressiva e diminui a eletricidade do cabelo fragilizado.

Folga aos fios


Eleja um dia da semana para dar folga ao cabelo. Não aplique nenhum tipo de produto e deixe de lado secador e chapinha. “Embora não haja comprovação científica de que fazer uma pausa traga benefícios ao cabelo, minha experiência mostra que, no dia seguinte, ele responde melhor à ação dos produtos e do secador”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi. 

Dose certa


Segundo pesquisa da Avon, as brasileiras têm, em casa, pelo menos sete produtos diferentes para cuidar do cabelo. Acontece que, se forem usados de uma só vez ou em excesso, esses itens acabam deixando os fios pesados e sem forma. Anote a quantidade certa. Xampu: porção do tamanho de uma moeda de 50 centavos. Condicionador: uma moeda de 50 centavos ou de um real, dependendo do comprimento. Musse: porção do tamanho de uma bola de tênis. Distribua-a aos poucos pela raiz e use um pente para espalhar pelo comprimento. Silicone: três gotas para fios compridos e duas gotas para os curtos. Após a escova, espere o cabelo esfriar, caso contrário, o tratamento pode pesar. Protetor térmico: moeda de 50 centavos. Retire o excesso de água antes de espalhar o produto. Máscara: moeda de 50 centavos ou um real, dependendo do comprimento. 

Secador
 
É imprescindível para manter o cabelo ou apenas a franja assentados. O problema é que ele favorece a quebra e a desidratação por causa do calor excessivo, que danifica as fibras capilares. Já que não dá para viver sem a boa e velha escova, o segredo para minimizar os danos é diminuir a exposição ao calor. Como? Retirando a maior quantidade de água que puder, antes de ligar o secador. O ideal é aguardar até que 2/3 dos fios estejam secos. O bocal do aparelho deve ser mantido a um palmo de distância da cabeça, em temperatura morna e movimento constante. Não se esqueça de usar um produto termoativo, que, além de proteger, facilita a secagem.


Química, química, química
 
Esse tipo de procedimento resseca e fragiliza os fios, tornando-os quebradiços. Para evitar contratempos, é importante consultar um bom cabeleireiro, antes de qualquer intervenção. “Se uma cliente já tem o cabelo tingido e deseja fazer uma progressiva, por exemplo, é preciso uma análise cuidadosa, para checar a compatibilidade de químicas e a resistência do fio”, explica o colorista Juha Antero. O profissional sugere que mulheres com cabelo tingido combinem hidratações mensais, feitas no salão, e semanais, feitas em casa. Atualmente, existem no mercado máscaras que agem em três minutos e podem ser usadas durante o banho.





 Fonte: Revista Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário