segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Simples e barato


Dá para ficar em forma sem gastar muito.

Atividade física eficiente não está restrita aos programas oferecidos pelas academias. Em casa ou no parque, é possível manter a forma de maneira divertida e barata.
A corrida é a opção mais natural. Além de ajudar a manter o peso, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece os ossos e músculos e, ainda, tem a vantagem da facilidade. Afinal, é possível correr na rua, na praça ou no parque, o que for mais próximo de casa. Antes de começar, porém, é importante fazer uma avaliação física, incluindo teste de esforço, que pode ser feito em clínicas médicas ou laboratórios especializados. 
Com um bom tênis no pé, o corredor deve respeitar um programa de treino, que inclui alongamento antes e depois da prática. Quem pretende dar as primeiras passadas deve começar alternando caminhada com corrida, num programa progressivo. Na primeira semana, por exemplo, recomenda-se caminhar quatro minutos e correr um minuto alternadamente, até completar 30 minutos de exercício. Na segunda semana, é possível correr dois minutos. A partir da terceira semana, o corredor deve aumentar progressivamente o tempo de corrida e diminuir o tempo de caminhada até chegar ao ponto de conseguir correr 30 minutos e caminhar 5 minutos.


Brincadeira de adulto
Pular corda também é uma atividade eficiente, capaz de queimar 500 calorias em 30 minutos, melhorar a coordenação motora, desenvolver a função neurológica, definir os músculos e aumentar a capacidade aeróbica. O exercício ainda dá noção de ritmo e previne doenças, como a osteoporose.
Para se jogar nessa prática, basta comprar uma corda, eleger um ambiente adequado e começar a pular. Primeiro devagar e de maneira simples. Depois, alternando o pulo básico a saltos e manejos diferenciados com a corda. Melhor ainda se a atividade for acompanhada de música.

Tecnologia que ajuda
O game Wii Fit, da Nintendo, é uma academia virtual, que oferece mais de 40 tipos de exercícios físicos diferentes para serem seguidos na frente da TV.
O aparelho tem uma plataforma chamada Wii Balance Board equipada com sensores especiais de pressão, capazes de captar todos os movimentos do jogador e reproduzi-los em tempo real na tela. A plataforma ainda consegue detectar o peso, calcular o índice de massa corporal da pessoa que está sobre ela e indicar uma série de exercícios adequados ao seu tipo físico. As atividades são divididas em quatro categorias: ioga; exercícios de equilíbrio, como andar na corda bamba; exercícios aeróbicos e exercícios de força, como flexões de braço. Para manter a motivação dos jogadores, o game só libera novos jogos ou exercícios mais difíceis se a pessoa caprichar na postura e na execução do movimento. O game custa R$ 500,00, em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário