quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dica Liza de Música Nacional: Maysa

Maysa Figueira Monjardim, conhecida como Maysa Matarazzo, foi cantora, compositora e atriz brasileira. Ao longo da carreira gravou 17 álbuns e consolidou-se com uma das mais brilhantes e sensíveis vozes da Música Popular Brasileira.

Maysa manteve contato com vários músicos da Bossa Nova, com os quais pode adquirir grandes referências musicais. Viajou o país ao lado do pianista Pedrinho Mattar, lotando todas as casas por onde passavam. Participou, também, de eventos memoráveis na história da música brasileira, como o II Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1966 e o I Festival Internacional da Canção.



Contemporânea da compositora e cantora Dolores Duran, Maysa compôs 26 canções numa época em que havia poucas mulheres nessa atividade. Todas foram gravadas por ela mesma e obtiveram grande sucesso. Um canto gutural, ensejando momentos de solidão e de grande expressão afetiva.

Um dos momentos mais marcantes de Maysa foi a apresentação, em 1974, de Chão de Estrelas (Sílvio Caldas e Orestes Barbosa) e de Ne Me Quitte Pas (10 de junho de 1976), tendo sido apresentadas em duas edições do programa Fantástico da Rede Globo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário