sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diga sim aos orgânicos!

Além de fazerem bem à saúde, eles ajudam a preservar o meio ambiente.

Alimentos orgânicos são muito mais do que produtos livres de agrotóxicos. Eles são o resultado de um sistema de produção equilibrada e uso racional de recursos naturais, como o uso de insetos para o controle de pragas ao invés dos pesticidas, o que mantém o solo fértil e acaba com os riscos de contaminação.

Na produção orgânica é proibido o uso de antibióticos, hormônios do crescimento, adubos químicos, fertilizantes e sementes transgênicas. Os animais, as frutas e as verduras se desenvolvem naturalmente, nas épocas certas e no tempo correto, sem interferência do homem. Exatamente por isso é que o custo desses produtos chega a ser até 30% maior que o dos alimentos convencionais.

O controle da produção sempre foi feito por certificação. E a maioria dos produtores cumpre as normas de manejo do solo e de criação dos animais. Mas para fechar ainda mais o cerco contra as fraudes, o Ministério da Agricultura instituiu a certificação obrigatória feita por empresas certificadoras creditadas pelo Inmetro. A nova regra só passa a valer a partir de 31 de dezembro de 2010. Até lá, os consumidores devem continuar acreditando nos rótulos dos alimentos exibidos nos supermercados ou na idoneidade do feirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário