terça-feira, 6 de abril de 2010

Bons para o consumo

Desde a manipulação até o armazenamento, saiba quais são os cuidados que você deve ter com os alimentos.

Quando o assunto é preservar a sua saúde e a da sua família, é mais importante saber manusear e armazenar os alimentos do que manter os azulejos brilhando. Parece exagero, mas mesmo a mais limpa das cozinhas pode esconder microrganismos capazes de contaminar os alimentos.

Esponjas, panos de prato e paninhos de secar a pia são ambientes repletos de fungos e bactérias. É por isso que eles devem ser trocados ou higienizados constantemente. No caso das esponjas, é aconselhável fazer a substituição uma vez por semana e diariamente colocá-las no micro-ondas por um minuto: esse é o tempo necessário para esterilizá-las.

Na hora de manusear os alimentos, é fundamental lavar muito bem as mãos, incluindo o meio dos dedos, as articulações, os punhos e as unhas. Aliás, as unhas devem ser mantidas curtas e limpas.

Feita a comida, é importante dedicar a mesma atenção ao seu armazenamento. Os recipientes de louça ou vidro são os mais indicados porque não liberam toxinas e ainda facilitam a circulação do ar frio dentro do refrigerador. Por esse mesmo motivo, é bom evitar cobrir os recipientes ou o próprio alimento com papel alumínio e jamais amontoar muitos itens nas prateleiras.

Mesmo a comida ainda morna deve ir para a geladeira. E aquelas sobras de cebola, alho, limão ou gengibre devem ser acondicionadas em recipientes específicos e nunca na porta, junto aos ovos.

Enlatados, garrafas, potes de vidro ou quaisquer embalagens plásticas devem ser lavados antes de ir para a geladeira. Na despensa, é sempre melhor organizar os produtos de acordo com o prazo de validade e o tipo, lembrando-se de deixar os mais antigos e com prazo de vencimento mais próximo na frente. As embalagens não devem ser fechadas com grampos de roupa para evitar contaminações. Melhor é transferir o produto para um recipiente adequado e limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário